top of page
  • Foto do escritorJosé A. Andrade Gomes

“Price is what you pay, value is what you get.” (Preço é o que pagas, valor é o que obténs.)


Simplificando, Warren Buffett define a diferença entre preço e valor na frase que está no título deste post.

Quem presta serviços de avaliação, pensa muitas vezes nestes dois conceitos e é confrontado com muitas situações em que conhece o preço, mas não o valor do bem (/ ativo) que avalia.

Consideremos, por exemplo, a avaliação de uma fração destinada a habitação situada numa zona urbana consolidada. Por consulta aos sites disponíveis e a empresas de mediação imobiliária, identificadas que sejam frações comparáveis, será relativamente fácil saber qual é o seu preço. Mas será que este procedimento nos permite saber qual é o seu valor?

A análise simples do preço de elementos comparáveis, por si só, não é suficiente para nos garantir que sabemos qual é o valor da fração. Este é apenas um exemplo em que confundir preço e valor pode traduzir-se em prejuízos para os intervenientes numa eventual transação.

O artigo cujo link apresentamos abaixo, trata este tema em profundidade começando por colocar as seguintes pergunta e resposta:

“Capitalism’s greatest weakness? It confuses price with value.” (Maior fragilidade do capitalismo? Confunde preço com valor.)

O artigo refere algumas distorções no sistema capitalista atual que levam a que é o preço que determina o valor, desde que um bem seja comprado e vendido no mercado por esse preço. Então, em algumas situações, em vez de ser o valor que determina o preço do bem, é o preço que determina o seu valor.

O artigo termina a apresentar quatro medidas, que, na opinião da autora, poderiam “moldar um novo tipo de economia que promova o bem comum”. Interessante.

45 visualizações
Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page