"O que as estradas Romanas nos dizem sobre o crescimento de hoje"

A densidade das estradas em cada local no Império Romano (120 AC) parece ter uma correlação direta e positiva com o seu desenvolvimento atual.
O artigo, a que se acede pelo link, começa por apresentar uma figura na qual se sobrepõem as fronteiras do Império Romano (cerca de 117 AC) e as principais estradas à data existentes, com a intensidade luminosa noturna atual. Esta imagem mostra que nas localizações em que no Império Romano existia maior densidade de estradas, há hoje mais atividade económica e maior densidade populacional.
No artigo é apresentada uma análise mais detalhada daquilo que se infere da figura.
A conclusão deste artigo é mais um elemento que suporta a ideia de que a infraestruturação de um território e a manutenção dessas infraestruturas geram atividade económica e contribuem para o aumento da densidade populacional.