Valor Económico dos Solos Florestais e Agrícolas
É hoje considerado que na determinação do valor económico de um solo rústico (agrícola ou florestal), para além do valor decorrente das produções (market services), deve também ser considerado o valor de outros serviços prestados pelo solo (non-market services).
Neste pressuposto, no caso de um terreno florestal e quando pretendemos estimar os proveitos da sua exploração, deverão ser considerados:
. serviços de mercado (market services)
. madeira
. biomassa, resina, etc.
. outros serviços (non-market services)
. sequestro de carbono
. proteção dos aquíferos
. proteção dos solos contra a erosão
. promoção da biodiversidade
. preservação paisagística
. uso recreativo do solo
No paper que pode ser acedido neste link (The Economic Value of Portuguese Forests – The Effect of Tree Species on Valuation of Forest Ecosystems) é tratado este assunto. As Autoras do paper referem que pelo menos metade do valor económico da floresta é devido a outros serviços que não diretamente relacionados com a produção (non-market services).
Comments