top of page
  • Foto do escritorJosé A. Andrade Gomes

Da contribuição da floresta para a neutralidade carbónica

Colocámos no chatGPT a questão seguinte:


"De que modo se pode remunerar a contribuição da floresta para a neutralidade carbónica?"


Transcrevemos a seguir, integralmente, a resposta do chat a esta nossa interação:


"As florestas são importantes na luta contra a mudança climática porque sequestram carbono da atmosfera. A remuneração da contribuição da floresta para a neutralidade de carbono pode ser feita de várias maneiras, incluindo:


1. Programas de compensação de carbono: as empresas e indivíduos podem compensar suas emissões de carbono investindo em projetos de preservação florestal e reflorestamento, que ajudam a sequestrar carbono da atmosfera.


2. Mercados de carbono: as florestas podem ser incluídas em mercados de carbono, onde emissores de carbono podem comprar créditos de carbono para

compensar suas emissões.


3. Pagamentos por serviços ambientais: os governos e outros investidores podem pagar aos proprietários florestais pelos serviços ambientais, como o sequestro de carbono, que suas florestas prestam.


Estas são apenas algumas maneiras de remunerar a contribuição da floresta para a neutralidade de carbono. A implementação efetiva destas estratégias requer uma governança forte, transparência e monitoramento rigoroso para garantir a eficácia e a verificação de resultados."


Trata-se apenas de uma experiência, mas registamos que o resultado é coerente com alguns dos nossos posts anteriores, p. ex.:





E em conclusão devemos referir que, até o chatGPT, considera que atualmente, quando fazemos a modelação do valor de um terreno florestal devemos também considerar o valor dos serviços ecológicos prestados pela floresta.

31 visualizações

Commentaires


Posts Em Destaque
Posts Recentes
Arquivo
Procurar por tags
bottom of page